Praça da Fruta

Existem algumas bancas e até roulotes de venda de queijos na Praça da Fruta, algumas até de grande dimensão, vendendo queijos de várias regiões do país, enchidos e fumados.

Contudo os queijos da Susana Adrião são especiais. E o que os torna especiais aqui na Praça da Fruta, é que é ela que os faz.

O que levou a Susana a vir vender os seus famosos queijos de mistura aqui à Praça da Fruta, é uma história recorrente como me dou conta ao longo destes artigos sobre os mercadores da Praça.

A Susana já trabalhou em muitas áreas na vida. Desde lojas de vestuário ao Minipreço.

Há três anos, como tanta gente neste país, viu-se na situação de desempregada e deitou mãos a um negócio próprio.

Valeu-se da experiencia da sua sogra que há vinte anos vende queijos e hortícolas na praça e aprendeu o oficio.

Há três anos que vende na praça. Entretanto a sogra passou a vender noutros mercados e a Susana fez algumas mudanças na confecção do seu queijo, tornando-o distinto do original aprendido com a sogra.

Ganhou clientes fiéis que lhe compram todas as semanas mas também tem sempre novos clientes. Jovens casais que agora preferem fazer as compras na praça.

E foi isso mesmo que constatei ao ver tanta gente jovem nesta manhã de sábado. Muitos sabem bem onde procurar o que precisam mas há já uma grande maioria que visitam a praça, maravilhados, e não sabendo onde começar. Impressiona-lhes a quantidade e variedade de hortícolas e frutícolas. As cores, as formas, os sons e a azáfama da praça.

Surpreendem-se quando os vendedores lhes dão os produtos a provar. E podem provar de tudo, dos frutos secos às granolas, da fruta fresca à desidratada, das broas aos licores, dos queijos aos presuntos.

Só não comam os malmequeres!

Enquanto conversava com a Susana esta nao tinha mãos a medir e tivemos de interromper o diálogo por várias vezes. É muito bom sinal.

Enquanto esperava encontrei um casal amigo de Alpiarça com casa de fins de semana em S. Martinho do Porto, a amiga de Lisboa que tirara o día para vir cá às compras, outra de Rio Maior, e muitos amigos da cidade. A Praça da Fruta tornou-se um grande ponto de encontro.

Os queijos de mistura da Susana fazem sucesso. Está visto! E pelo preço e pelo sabor não têm nada a ver com aqueles que compro no supermercado.

Trouxe para casa na ideia de fazer uma receita com eles. Vai ter que ficar para outro dia. Levaram uma limpeza dos miúdos ao almoço.

A Susana Adrião está semanalmente na Praça da Fruta às quintas-feiras e sábados e quinzenalmente às segundas-feiras.

Deixe um comentário